quarta-feira, 26 de outubro de 2016

No clima de Halloween: A Dama da Beleza Oculta



Não se sabe a origem dessa lenda, até pelas variações existentes. Para alguns, a dama seria uma fada, enquanto outros afirmam ser um tipo de bruxa, demônio, ou mesmo a encarnação de alguma divindade.



            De qualquer forma, o curioso é que muitos povos relatam sobre uma dama que seria incrivelmente bela, mais do que qualquer um conseguiria imaginar. Olhar para ela faria qualquer indivíduo (homem ou mulher), ficar tão fascinado a ponto de permanecer imóvel até que ela se vá. Outros afirmam que alguém assim fascinado sequer a deixaria ir embora, seguindo-a tanto quanto possível, e há relatos mais sinistros sobre indivíduos que teriam tirado a própria vida quando não conseguiram segui-la.




Para uns é uma única pessoa, enquanto para outros é uma raça inteira, como as sereias que podem todas elas hipnotizar com seu canto.

            O único ponto em comum sobre a lenda da Dama da Beleza Oculta, é que ela é sempre representada como uma mulher de costas. Sejam pinturas ceffas, estátuas galantes, rabiscos de artistas variados, nunca é representada de frente, como se os artistas julgassem ser impossível representar tamanha beleza. No caso das estátuas, o rosto costuma estar coberto por cabelos ou pelas mãos, mas a parte do rosto é visivelmente inacabada, feita mesmo para ser vista pelo outro lado.




            Recentemente um jornal noticiou sobre uma dessas pinturas que foi retirada de uma exposição por problemas com o público. Na hora de fechamento da exposição, sempre havia uma ou outra pessoa estática em frente ao quadro, tão concentrada que parecia estar esperando a dama do quadro se virar. Abordadas, essas pessoas sempre ficam histéricas, ou violentas, não desejando sair de frente do quadro.

Em um manicômio há um interno conhecido por tem surtos no qual ri, alegre e feliz, dizendo que viu a maior das belezas, e que “ela virou, ela virou para mim, e eu vi!”. Esses relatos seriam sobre a Dama da Beleza Oculta.








/MatheusJack

Nenhum comentário:

Postar um comentário