quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Jogos e Brincadeiras de Tavernas – #1


Cenas em tavernas são um ótimo momento de descontração em jogos de fantasia medieval. Mais que isso, servem de interlúdio entre aventuras, momentos de lazer e descanso, ou mesmo como meio do Mestre recompensar os Personagens Jogadores por seus triunfos – após derrotar algum grande mal, um desconhecido na taverna paga uma bebida em agradecimento, ou quem sabe o taverneiro do vilarejo que os PJ salvaram de um perigo qualquer, diga que hoje o que os heróis consumirem, é por conta da casa!

Independente dos motivos de estarem nas tavernas, haverá momentos em que os jogadores vão querer realmente interpretar e interagir o clima festivo e animado destes locais. Algo que pode ajudar muito nisso, são jogos e brincadeiras, e quanto mais detalhados o Mestre os apresentar, mais agradarão ao grupo de jogo.


Nessa série, serão apresentados vários tipos de jogos, ou simples brincadeiras, propícios de  surgirem em tavernas.

O primeiro jogo se chama Vinhos e Cores.


VINHOS E CORES
O nome do jogo é por utilizar as variedades de vinhos existentes, e as diferentes cores de cada um (no caso os 3 mais famosos tipos de vinhos existentes no nosso cenário próprio, Kalahann, que são o rouzenni (equivalente ao tinto), o irienne (o vinho branco), e o celeste (azulado, daí o nome)).

Regras: um copo cheio de vinho rouzenni é passado de participante para participante. Toda vez que ele chegar em você, beba um gole e complete o copo com vinho celeste. Quando o conteúdo for todo substituído por celeste, todos fazem um desafio rápido (cada um dizer o nome de 3 reis vivos no seu continente, ou cada participante dizer 3 variações de um tipo de arma (3 tipos de espada, 3 tipos de lança), ou qualquer outro desafio).

O jogo se repete, mas agora a cada gole do celeste, se completa com o dourado irienne.
Quando o copo estiver cheio de irienne, todos tomam até esvaziar o copo, e a cada gole, conta rapidamente qual foi seu maior feito em aventuras (“meu maior feito foi derrotar o general inimigo com uma flechada a 200 metros”).

Terminado este copo também, as cores estão completas, os participantes possivelmente embriagados, histórias foram lembradas, e o jogo terminou – mas a noite na taverna ainda pode prosseguir.



CONSIDERAÇÕES
Se o seu cenário ou campanha já desenvolveu detalhadamente vários tipos de vinho, o Mestre pode substituir os citados acima por esses. Digamos que o jogo seja em Westeros, cenário de Game of Thrones, teria o vinho de Dorne o dourado, etc. Se o jogo usa o cenário Forgotten Realms, poderia escolher 3 vinhos com colorações distintas, como Arabellan Dry, vinho tinto de Cormyr, e o escuro Berduskan Dar.

Caso não conheça detalhadamente os vinhos do seu cenário, pense simplesmente nos vinhos existentes na Terra, como o tinto, branco, etc.

Por fim, qualquer outra bebida pode ser usada no lugar do vinho, como cerveja (escuras, avermelhadas, etc.).




/Matheus Jack


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