Cenas em tavernas são um ótimo momento de descontração em jogos de fantasia medieval. Mais que isso, servem de interlúdio entre aventuras, momentos de lazer e descanso, ou mesmo como meio do Mestre recompensar os Personagens Jogadores por seus triunfos – após derrotar algum grande mal, um desconhecido na taverna paga uma bebida em agradecimento, ou quem sabe o taverneiro do vilarejo que os PJ salvaram de um perigo qualquer, diga que hoje o que os heróis consumirem, é por conta da casa!
Independente
dos motivos de estarem nas tavernas, haverá momentos em que os jogadores vão
querer realmente interpretar e interagir o clima festivo e animado destes
locais. Algo que pode ajudar muito nisso, são jogos e brincadeiras, e quanto
mais detalhados o Mestre os apresentar, mais agradarão ao grupo de jogo.
Nessa série, serão apresentados vários tipos de jogos, ou simples brincadeiras,
propícios de surgirem em tavernas.
O
primeiro jogo se chama Vinhos e Cores.
VINHOS E CORES
O
nome do jogo é por utilizar as variedades de vinhos existentes, e as diferentes
cores de cada um (no caso os 3 mais famosos tipos de vinhos existentes no nosso
cenário próprio, Kalahann, que são o
rouzenni (equivalente ao tinto), o irienne (o vinho branco), e o celeste
(azulado, daí o nome)).
Regras: um copo cheio de vinho rouzenni é passado de participante para participante. Toda
vez que ele chegar em você, beba um gole e complete o copo com vinho celeste. Quando o conteúdo for todo substituído por
celeste, todos fazem um desafio rápido (cada um dizer o nome de 3 reis vivos no
seu continente, ou cada participante dizer 3 variações de um tipo de arma (3 tipos
de espada, 3 tipos de lança), ou qualquer outro desafio).
O jogo se repete, mas agora a cada gole do celeste, se completa com o dourado irienne.
Quando
o copo estiver cheio de irienne, todos tomam até esvaziar o copo, e a cada
gole, conta rapidamente qual foi seu maior feito em aventuras (“meu maior feito
foi derrotar o general inimigo com uma flechada a 200 metros”).
Terminado
este copo também, as cores estão completas, os participantes possivelmente
embriagados, histórias foram lembradas, e o jogo terminou – mas a noite na
taverna ainda pode prosseguir.
CONSIDERAÇÕES
Se
o seu cenário ou campanha já desenvolveu detalhadamente vários tipos de vinho,
o Mestre pode substituir os citados acima por esses. Digamos que o jogo seja em
Westeros, cenário de Game of Thrones,
teria o vinho de Dorne o dourado, etc. Se o jogo usa o cenário Forgotten Realms, poderia escolher 3
vinhos com colorações distintas, como Arabellan Dry, vinho tinto de Cormyr, e o
escuro Berduskan Dar.
Caso
não conheça detalhadamente os vinhos do seu cenário, pense simplesmente nos
vinhos existentes na Terra, como o tinto, branco, etc.
Por fim, qualquer outra bebida pode ser usada no lugar do vinho, como cerveja (escuras, avermelhadas, etc.).
/Matheus Jack
Nenhum comentário:
Postar um comentário